Autor

Jim Davis nasceu em 28 de julho de 1945 em Marion, e foi criado numa pequena fazenda de gado pelos seus pais, James e Betty Davis, na companhia de seu irmão mais novo Dave.

 Jim acha que talvez tivesse se dedicado à vida da fazenda, não fossem os sérios ataques de asma que sofria quando criança. Forçado a ficar dentro de casa, longe das tarefas rotineiras de uma fazenda, passava as horas a desenhar , os seus desenhos eram tão maus que tinha de legenda-los. Com a prática, foi melhorando e logo descobriu que os quadros, quando acompanhados de palavras, eram mais engraçados. Mais tarde, frequentou a Universidade de Ball State em Muncie, onde se formou em Artes e Administração. 

Jim aprendeu a técnica e a disciplina necessárias para tornar-se um cartunista sindicalizado e começou a desenhar sua própria tira cômica, Gnorn Gnat . Quando tentou vender a tira para uma empresa de sindicalização nacional de tiras cômicas, comentaram: "Tem bastante graça, mas... insetos? Quem pode se identificar com um inseto?" Após 5 anos a desenhar Gnorm, Jim desenhou um pé gigante que caiu do céu e esmagou Gnorm em sua última aparição. Jim examinou as páginas de tiras cômicas dos jornais mais detalhadamente e percebeu que havia muitas tiras de sucesso com cachorros, mas não havia gatos! Jim combinou seu humor único com suas memórias dos 25 gatos da fazenda, mais sua habilidade artística em atividade desde criança e criou Garfield – um gato gordo, preguiçoso, adorador de lasanha e cínico. Jim diz que Garfield é uma mistura de todos os gatos que se lembrou desde a infância, todos enrolados em uma bola de pêlos cor de laranja. Garfield herdou este nome do avô mal-humorado de Jim – James Garfield Davis.